No Banner to display

No Banner to display

Rondônia, Hoje é

PORTO VELHO: Deputado diz que venda de sangue pode afastar doadores

Postado Dia junho 3rd, 2015

O deputado Alex Redano (SD), alertou na Tribuna da Assembleia Legislativa a venda de sangue pelos hemocentros oficiais do governo para hospitais particulares. Segundo Redano, isso é amparado em lei, porém é – na opinião do parlamentar – um “tiro no pé”, pois pode afugentar os doadores.

Segundo o parlamentar, os bancos de sangue da rede pública estão cobrando mais de R$ 400 pelo litro de sangue requisitado pelos hospitais particulares. Os bancos de sangue não estão fazendo a cobrança quando a utilização é feita pelos hospitais da rede pública, quando solicitado pelo SUS.

Alex disse que a cobrança, feita em todo o Brasil, não só em Rondônia, já está trazendo consequências ruins para a rede hospitalar de uma forma em geral. Os doadores informou o deputado, já estão se mobilizando para deixar de doar sangue.

Redano se disse preocupado com a situação e disse que vai, inclusive, convidar o diretor do Hemocentro para prestar esclarecimentos junto a Comissão de Saúde da Assembleia, para esclarecer o motivo de terem aderido à cobrança e buscar meios de minimizar o problema.

 

banner pe
banner 2pe