No Banner to display

No Banner to display

Rondônia, Hoje é

Polícia Civil realizará operação para emissão de Carteira de Identidade na Prefeitura de Cujubim

Postado Dia fevereiro 2nd, 2016

DSC_0163
Uma parceria entre a Prefeitura de Cujubim, Governo do Estado de Rondônia e Deputado Saulo Moreira (PDT), viabilizará na confecção de centenas de carteiras de Identidade para a população de Cujubim.

A operação será realizada nos dias 3, 4 e 5 de Fevereiro a partir das 07:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:30h nas dependências da Prefeitura Municipal em especifico no Gabinete do Prefeito. A operação trata-se de uma força-tarefa, para emissão do Registro Geral do cidadão que ainda não tirou a primeira Cédula de Identidade, a partir de 12 anos de idade, ou que precisa solicitar a 2ª via do documento.

O atendimento ocorrerá por ordem de chegada, com a oferta de 100 senhas diárias para a carteira de identidade. O mutirão foi organizado pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil para atender vários municípios da Região de Ariquemes, conforme o delegado regional, Thiago Flores.

“Com essa medida, o efeito será a curto prazo, mas o Governo do Estado está trabalhando com planejamento, substanciando em outras medidas que vão resolver a questão de documentos a médio e longo prazo, como por exemplo, a contratação de servidores datiloscopistas através do último concurso público, que já foram chamados e estão na academia”, afirmou Thiago Flores.

O coordenador do Instituto de Identificação, Isaque Cabral, orienta a todos os cidadãos que a cada 10 anos renovem a carteira de identidade, considerando alteração na escrita e na foto no decorrer dos anos. “Há várias situações que o RG não é aceito com data de expedição maior que 10 anos, como por exemplo, viagens para o exterior, abertura de contas corrente e financiamentos quando o nome da mulher não está atualizado com o sobrenome do marido ou de divorciada”, explicou Cabral.

DOCUMENTOS

Os documentos necessários para pedir a emissão de documentos dependem do estado civil do requerente. Para solteiros, solicita-se a certidão de nascimento original (ou cópia autenticada por tabelião), CPF. Para casados, solicita-se a certidão de casamento original (ou cópia autenticada por tabelião). Para todos os casos, solicitam-se três fotos no formato 3 X 4 e comprovante de residência.

Caso o solicitante seja menor de idade, deverá comparecer acompanhado do responsável, e este deverá apresentar um documento oficial com foto.

A primeira via do RG é sem custo para o solicitante. No caso de ser a segunda via, o solicitante pode apresentar a ocorrência de furto. Caso não tenha, paga-se uma taxa de R$ 91,63.

Com a documentação básica é possível:

  • Fazer o alistamento militar.
  • Abrir conta em banco.
  • Obter crédito.
  • Inscrever-se em programas de reforma agrária.
  • Comprar terras e imóveis com escritura.

.

Fonte: Portal da Prefeitura de Cujubim

banner pe
banner 2pe