Rondônia, Hoje é

Deputado Geraldo da Rondônia recebe membros da Associação de Renais Crônicos

Postado Dia setembro 7th, 2017

O deputado Geraldo da Rondônia (PSC) recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira (6), representantes da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados em Rondônia (Arjore), que vieram pedir apoio ao parlamentar para a campanha do “Setembro Verde” e para a criação do atendimento em hemodiálise em Guajará-Mirim.

O parlamentar ouviu as reivindicações do presidente da Arjore, Gilberto Martins da Silva, que relatou as dificuldades dos pacientes, que se deslocam da região de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Ponta do Abunã.

Os pacientes enfrentam cerca de 4 horas em ônibus ou vans e ainda têm mais 4 horas na máquina de hemodiálise. “Queremos que o governo se responsabilize pela alimentação dos pacientes, pois acabam saindo das máquinas muito fragilizados”, explicou Gilberto, lembrando que estas viagens ocorrem três vezes na semana.

Atualmente o Estado mantém unidades de tratamento com hemodiálise em Porto Velho, Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Ariquemes, “mas é importante que se crie uma unidade na região de Guajará para minimizar o sofrimento destes doentes crônicos”, disse Gilberto ao deputado Geraldo.

Gilberto também pediu o apoio parlamentar para a realização nos dias 23 e 24 deste mês de setembro das manifestações na rua e caminhada pela conscientização e da importância da doação de órgãos, dentro do Setembro Verde.

O presidente da Arjore também falou sobre a dificuldade que pacientes da capital tem enfrentado com o transporte público, pois está ocorrendo problemas no convênio entre prefeitura da capital e o Sistema Integrado Municipal (SIM) que não está carregando os cartões, ocasionando mais problemas aos pacientes, especialmente os carentes, que tem de se virar para conseguir o dinheiro.

O deputado Geraldo, após ouvir atentamente as reivindicações, se colocou à disposição, afirmando que “comprei esta briga junto com vocês” e, de antemão, solicitou a presença do presidente da Arjore à reunião da Comissão de Saúde na próxima terça-feira (12), às 11h, para tratar do assunto com representante da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Também participaram do encontro o ex-secretário de Saúde de Ariquemes e incentivador da campanha pela doação de órgãos, Orcar Botton de Souza; O presidente da Associação dos Jornais Eletrônicos, Almir Coelho e o assessor jurídico do gabinete do deputado Geraldo, Laede Alvarez.

Texto e Fotos: ALE/RO DECOM 

banner 2pe