Banner_foto_digital_3

No Banner to display

Rondônia, Hoje é

Deputado Geraldo da Rondônia debate sobre a cadeia produtiva do peixe em Rondônia na comissão de Indústria e Comércio

Postado Dia outubro 3rd, 2017
Presidida pelo deputado Geraldo da Rondônia (PSC) a Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (Cicct), reunida na manhã desta terça-feira (3), ouviu representantes da Superintendência de Desenvolvimento do Estado (Suder) para falar sobre a cadeia produtiva do peixe em Rondônia.
 
O deputado disse que como representantes do povo e vendo a necessidade dos criadores em produzir e comercializar o peixe produzido em Rondônia, em especial o tambaqui. Questionou se há um projeto sobre o incentivo para a compra do peixe.
 
O diretor executivo da Suder, Pedro Teixeira, afirmou que o governo possui um planejamento muito definido com parceiros como Emater dando assistência técnica e com a Universidade de Rondônia (Unir) e Instituto Federal (Ifro), com pesquisas.
 
Pedro Teixeira falou do plano de comercialização quando o governo realizou em Ariquemes uma rodada de negócios em que comercializou R$ 11 milhões de vendas.
 
O governo também atua em conjunto com o frigorífico de Ariquemes com exportação, por ser o único em Rondônia com toda a documentação necessária, pois para vender o peixe tem de ter sanidade e, portanto, frigorificado. Especificamente sobre o pequeno produtor, disse que o parlamentar tem de questionar a Emater.
 
O deputado Geraldo refutou as ações do governo, afirmando que o preço do peixe realmente subiu, devido a saída do pequeno produtor do negócio, pois é explorado pelos frigoríficos, com redução no valor. “O pequeno está sofrendo, não há interesse dos grandes em que o pequeno exista”, afirmou Geraldo.
 
O representante da Suder afirmou não ter poder para interferir na negociação entre frigoríficos e produtores “e se está ocorrendo o parlamentar deve levar a denúncia ao Ministério Público”, declarou.
 
Deputado Geraldo afirmou que o proprietário do frigorifico é um dos maiores produtores de peixe de Rondônia. Eles não estão interessados nos pequenos. A situação está precária e vamos convocar uma audiência com todos os envolvidos para tratar do assunto.
 
Também participaram da reunião o deputado Anderson do Singeperon (PV) e o diretor de negócios da Suder, Geraldo Afonso.
.
ASSESSORIA
.
banner 2pe