No Banner to display

No Banner to display

Rondônia, Hoje é

CUJUBIM realiza 1° Dia de Campo de Café Clonal no município

Postado Dia abril 8th, 2018

A Prefeitura Municipal de Cujubim através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com Emater, Idaron e Governo do Estado realizou no dia 06 de abril o “1°Dia de Campo de Café Clonal de Cujubim”.
O Dia de Campo foi realizado na Linha B-98, Lote 105 no Campo da Dona Iva.
O Dia de Campo serviu para apresentar resultados de pesquisa, divulgar tecnologias para fortalecimento da cultura do café e discutir demandas tecnológicas da produção familiar. Mais de 300 pessoas, entre agricultores, técnicos da extensão rural, pesquisadores, estudantes e profissionais de empresas no ramo agropecuário participaram da atividades que tiveram início às 9:30 minutos. 
A programação incluiu palestras com Técnicos Especializados da Emater e Idaron, das cidades de Ariquemes e Machadinho do Oeste.
As distintas estações abordaram o cultivo por semente e clonal, controle de doenças e pragas do cafeeiro, diferencial da lavoura de café irrigado e não irrigado, colheita, secagem de grãos e dados econômicos do cultivo de café em Rondônia. Além destes fatores, o público pode conhecer resultados de novas pesquisas.
Foram apresentados resultados de experimentos com melhoramento genético do café, envolvendo aspectos como adaptação de clones às condições locais de clima e solo, produtividade e grau de resistência a pragas e doenças. Já em relação à viabilidade econômica da cultura no município o evento divulgou dados relativos aos coeficientes técnicos e custo de produção, resultantes de estudos realizados com agricultores.
O prefeito municipal acompanhou o Dia de Campo e reconheceu a importância da atividade cafeeira para o município e elogiou o empenho dos produtores para aumentar a produção. “É o momento para buscar o conhecimento e fico satisfeito em ver que muitos agricultores estão participando dessas atividades que só acrescenta valores ao nosso mercado de café”. O prefeito afirmou que o intuito desde que assumiu é fortalecer a agricultura familiar como principal fonte da economia do município. “Buscamos levar mais conhecimentos técnicos aos produtores e familiares, o café é uma cultura que tem trazido uma boa renda aos produtores, além de gerar receitas aos municípios e ao Estado. Temos trabalhado para que haja a expansão da cafeicultura e é por isso que estamos aqui, prestigiando este evento tão importante”, destacou.
Entre as autoridades presentes, o Prefeito Pedro Fernandes o Vice-prefeito de Ariquemes Lucas Follador representando o Deputado Estadual Adelino Follador, vereador Gilvan Barata representando Deputado Alex Redano, Fernando Fróis representando o Deputado Saulo Moreira, empresários, representantes da SEAGRI, EMATER, BANCO DO POVO, SINDICATO RURAL, SEBRAE e IDARON, personalidades políticas de cidades vizinhas além dos vereadores Adeilton, Ari, Djalma, Jonas da Feira ,Haroldo, Wilson (Alemão), Herlon ,Gilvan Barata, Sergio Américo Ventura , secretários municipais também que prestigiaram o evento.
Para o senhor Paulo Antônio Silva, o 1°Dia de Campo foi uma oportunidade valiosa para ele e outro produtores que puderam trocar experiências para poderem aprimorar suas técnicas, em relação ao plantio do café no município que vem aumentando cada vez mais em Cujubim, graças ao incentivo da gestão atual.

A gerente local da Emater-Cujubim ressaltou a importância de iniciativas como essa para os produtores rurais do município, ela ainda destacou a importância da parceria entre EMATER com a Prefeitura que tem dado uma rápida resposta ao produtor. “Tem sido bem atuante, a parceria entre a Prefeitura e EMATER, contribuindo para o desenvolvimento do meio rural”, destacou.
Lucas Follador ressaltou a importância de iniciativas como essa do 1°Dia de Campo de Café Clonal para os produtores rurais de Cujubim, ele ainda destacou a importância da parceria entre EMATER com a Prefeitura Municipal de Cujubim que tem dado uma rápida resposta ao produtor.
Para o secretário de Agricultura Janderson Cechinel o evento marcou uma nova era para cafeicultura em Cujubim. Quem ganha com estes novos investimentos são os produtores, cooperativas, associações, sindicatos, a indústria de café, o comércio local o município e o governo do Estado.

banner pe
banner 2pe