Rondônia, Hoje é

Ivo Cassol é acusado de receber propina de Empreiteiras

Postado Dia junho 4th, 2018

A vida pública do senador Ivo Cassol é coberta de denúncias e investigações que o parlamentar responde na justiça

A vida pública do senador Ivo Cassol é coberta de denúncias e investigações que o parlamentar responde na justiça. Outro escândalo envolvendo o senador rondoniense veio à tona em novembro de 2017.

O ex executivo da Andrade Gutierrez, Flavio David Barra afirmou em depoimento à polícia federal ter pago 2 milhões de reais de propina ao então governador Ivo Cassol. O depoimento de Barra foi prestado em novembro do ano passado no inquérito que investiga o suposto pagamento de propina ao senador e ao ex-secretário João Carlos Gonçalves Ribeiro.

De acordo com o ministério público federal, Valladares disse que pagou 2 milhões de reais ao então governador Ivo Cassol e 1 milhão ao secretario de Cassol, João Carlos Gonçalves Ribeiro. Ainda de acordo com o ministério público, Valladares disse em depoimento que a propina paga à Ivo Cassol foi um reconhecimento pelo trabalho do então governador de Rondônia para destravar questões burocráticas em obras de usinas no rio madeira.

O ex executivo da Andrade Gutierrez – Flavio David Barra disse em depoimento a polícia federal que o valor foi pago em espécie e que o secretário João Carlos Ribeiro levava mochilas e mala para guardar o dinheiro. Barra disse ainda que em agosto de 2011 ficou combinado que os valores seriam pagos em parcelas num período de três meses.

Ainda de acordo com Flavio David Barra, em setembro de 2011, após pagamento de parte da propina, ele almoçou com o senador Ivo Cassol para tratar do apoio do governo à empreiteira Odebrecht. Segundo o ministério público federal, esse episódio confirma a estreita relação entre Cassol e o grupo da empreiteira.

Ivo Cassol também prestou depoimento à polícia federal, na ocasião ele negou que tenha recebido propina de dois milhões de reais da empreiteira.

Essa investigação contra o senador Ivo Cassol continua para apurar se ele recebeu mesmo a propina e se teria havido influencia durante as obras das usinas do rio madeira.

Além disso, o senador Ivo Cassol foi condenado pelo supremo tribunal federal pelo crime de fraude em licitações quando era prefeito do município de Rolim de Moura.

FONTE: Assessoria

.

banner 2pe