Rondônia, Hoje é

Cujubim adere ao planejamento do Movimento Rondônia pela Educação

Postado Dia outubro 31st, 2018

“Acredito que através da educação vamos alavancar o nosso município”, afirmou o prefeito

O município de Cujubim – cerca de 200 quilômetros da capital, Porto Velho -, numa região de reservas florestas e áreas de conservação, logo, com restrição seletiva de atividades econômicas, está buscando no fortalecimento da Educação meios de desenvolvimento sustentável. “Só através de uma boa educação, vamos conseguir avançar, compatibilizando progresso com sustentabilidade”, acentuou o prefeito Pedro Marcelo, ao assinar, em visita a Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), adesão ao Movimento Rondônia pela Educação e ao planejamento estratégico para educação elaborado pela Movimento e entregue aos candidatos ao governo do estado nas eleições deste ano.

Acompanhado da secretária de Educação, Débora Raposo, Pedro da Belo Horizonte, como o prefeito é popularmente conhecido, disse que a Fiero presta uma enorme contribuição aos pequenos municípios com o planejamento estratégico.

A proposta do planejamento do MRPE contempla e se alinha as metas do Plano Nacional de Educação, Plano Estadual de Educação e, por conseguinte, aos Planos Municipais de Educação e do Educação Já, do Movimento Todos pela Educação. Ele traz em seu bojo a missão de ter uma educação de qualidade, universalizada, moderna e de resultados efetivos; estar entre os cinco melhores estados na avaliação de indicadores de educação do país até 2028. Para isso, foram definidos quatro programas estratégicos visando a transformação da educação em Rondônia: Programa Excelência na Gestão; Programa de Modernização Pedagógica; Programa Amplia Escola, e Programa Escola 4.0.

“Acredito que através da educação vamos alavancar o nosso município”. Afirmou o prefeito. “Não adianta investir em infraestrutura, se a comunidade não tiver acesso à educação. Acreditamos que este movimento vai ajudar o município através de ideias novas, pois juntos temos mais forças para cobrar que cada ente da federação faça seu papel”, disse.

Prefeito Marcelo ressaltou o baixo índice do Ideb como um dos problemas do município. “Nosso índice é um dos mais baixos de Rondônia e precisamos evoluir. Temos problemas no transporte escolar, principalmente por causa das estradas. O custo deste transporte é muito alto para o município e o governo estadual e federal, muitas vezes não fazem a sua parte”, comentou.

O prefeito Pedro Marcelo e a secretária de Educação Debora raposo foram recebidos na sala de reunião da presidência da Fiero pela presidente da entidade Marcelo Thomé e pelo coordenador executivo do MRPE, Edgar Teixeira e o diretor técnico do Sebrae-RO, Samuel Almeida quando trocaram ideias sobre educação e desenvolvimento. Antes de assinar o termo de adesão ao Movimento Rondônia pela Educação, Pedro Marcelo convidou o presidente da Fiero para visitar Cujubim.

Marcelo Thomé esclareceu ao prefeito que o Planejamento Estratégico preparado pelo Movimento Rondônia pela Educação, é um documento criterioso, voltado à melhoria da educação no estado e entregue aos candidatos ao governo de Rondônia, no pleito deste ano. O prefeito Marcelo elogiou a iniciativa do Movimento e também aderiu ao Planejamento estratégico.

Segundo o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, o planejamento foi construído de forma coletiva, participativa e com comprometimento de todos as entidades que integram o Movimento. “Rondônia precisa se unir para melhorar a educação. A adesão da Prefeitura de Cujubim demonstra que o Movimento continua crescendo por causa da atuação de todos que se dispuseram trabalhar por um objetivo comum. Um povo educado é um dos principais instrumentos de desenvolvimento econômico”, argumentou.

Por: ASSESSORIA FIERO

.

banner 2pe