domingo, novembro 17, 2024
Home Brasil Mourão diz que maior erro do Brasil na pandemia foi não orientar...

Mourão diz que maior erro do Brasil na pandemia foi não orientar população

Para vice-presidente, crise sanitária no Brasil não deve ser colocada nas costas de Bolsonaro

 

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, declarou em entrevista ao jornalista Roberto D’Avila da GloboNews, na noite da 3ª feira (22.jun.2021), que o maior erro do governo federal no combate à pandemia foi não ter feito “uma campanha de esclarecimento da população sobre a realidade da doença”.

“Vou dizer para ti qual é o nosso maior erro. Na minha visão, a questão de comunicação, desde o ano passado, de campanhas de esclarecimento da população. Eu acho que este foi o grande erro: [não ter feito] uma campanha de esclarecimento firme, como tivemos no passado, de outras vacinas. Então, uma campanha de esclarecimento da população sobre a realidade da doença, orientações o tempo todo para a população“, disse Mourão.

Na entrevista, Mourão também isentou o presidente Jair Bolsonaro da crise enfrentada pelo Brasil neste momento.

“Eu não coloco nas costas do presidente essas coisas que têm acontecido. Não é tudo nas costas dele. Cada um tem a sua parcela de erro nesse pacote todo aí. É um país desigual: desigual regionalmente e desigual socioeconomicamente. É um país continental. Então, a gente olha outro país que sofreu tanto quanto a gente ainda continua com gente falecendo por essa doença, que são os Estados Unidos“, opinou.

Bolsonaro é crítico das orientações de isolamento social e uso de máscara feitas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para controle da pandemia. O presidente também não é um incentivador da vacina e defende o uso precoce de medicamentos sem eficácia comprovada para combater a covid-19, como a hidroxicloroquina e a ivermectina.

Quando questionado sobre a atuação do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, Mourão disse ele “deveria ter compreendido que estava em função política [quando se tornou ministro], já tinha atingindo o patamar mais elevado [nas Forças Armadas] e era hora de ir para a reserva“, apesar de reforçar o seu apreço pelo ex-ministro.

No último domingo (20.jun.2021), o Brasil ultrapassou a Índia na média diária de mortes por covid-19 e se tornou líder do ranking mundial. De acordo com dados do site Our World In Data, nesse dia, a média móvel brasileira era de 2.060, enquanto a indiana estava em 1.975.

O país asiático havia assumido a ponta do ranking em 26 de abril, depois de ultrapassar o Brasil, que esteve no topo desde 9 de março –data em que superou os Estados Unidos. O país norte-americano começou a registrar queda considerável de vítimas quando avançou com a vacinação. Para comparação, no mesmo domingo, a média móvel de óbitos nos Estados Unidos foi de 281.

 

Fonte: Poder 360

Aos leitores, ler com atenção Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
- Advertisement -
Related News