segunda-feira, novembro 18, 2024
Home Brasil Presidente Bolsonaro autoriza nova GLO contra crimes ambientais na Amazônia

Presidente Bolsonaro autoriza nova GLO contra crimes ambientais na Amazônia

Decreto, já em vigência, determina operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na região amazônica até 31 de agosto deste ano .

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou decreto autorizando o uso das Forças Armadas na Amazônia. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (28/6).

O decreto, já em vigência, determina nova operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). De acordo com o texto, os militares ficarão na região amazônica até 31 de agosto deste ano.

A ação das Forças Armadas será restrita à repressão de delitos e ocorrerá apenas em municípios com situação mais problemática.

O governo federal já utilizou militares na Amazônia em duas oportunidades: uma em 2019 e outra entre 2020 e 2021, nas Operações Verde Brasil 1 e 2, respectivamente.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o total de focos de queimadas registrados na Amazônia Legal em maio deste ano foi 49% maior que o registrado no mesmo mês de 2020. O número é ainda 34,5% superior à média histórica do mês.

Além das queimadas, a Amazônia ainda enfrenta recorde de desmatamento há três meses consecutivos. Até o dia 28 de maio, a região tinha 1.180 km² de área sob alerta de desflorestação, o maior número para o mês desde 2016. Os dados também são do Inpe.

Fonte:Metrópolis

 

Aos leitores, ler com atenção Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
- Advertisement -
Related News