domingo, novembro 17, 2024
Home CUJUBIM-RO Cujubim adere ao projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas

Cujubim adere ao projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas


Na segunda-feira (6) a Prefeitura de Cujubim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou uma reunião para definir detalhes da adesão ao projeto liderado pelo magistrado titular da 1ª Vara do Juizado Especial da Comarca de Ji-Paraná, doutor Maximiliano D. D. Deitos. O projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas, parte da parceria entre o Município de o Judiciário para construir um viveiro em Cujubim.

O objetivo é construir um viveiro com intuito de reflorestar áreas de APPs, arborizações e lixões desativados. 75% das mudas serão para essa finalidade e os outros 25% para a agricultura, como por exemplo mudas de cacau, café, etc.

Um ponto importante da parceria é o direcionamento de madeira apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para construção do viveiro e posteriormente, toda e qualquer apreensão feita pela PRF ou Sedam, passa a ser destinada aos municípios que fazem parte do projeto. Esta madeira poderá ser utilizada em obras, pontes e benfeitorias no Município.

A meta inicial do viveiro de  Cujubim é produzir 100 mil mudas dentro de um ano, ou seja, 75 mil mudas de espécies para reflorestamento e 25 mil mudas para agricultura local.

A Prefeitura receberá o projeto e assessoria técnica de engenharia para construção, assim como capacitações para a mão de obra que irá gerenciar o viveiro.

A Justiça informa também, que o projeto está de acordo com a Política Nacional do Poder Judiciário para o Meio Ambiente (Resolução No 433/2021, CNJ), Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81), Política Nacional de Mudanças Climática (Lei n.º 12.187/2009), Política Estadual de Governança Climática e Serviços Ambientais – PGSA no âmbito do Estado de Rondônia (Decreto Estadual nº 4.437 de 17/12/2018), e as ODS da Organização das Nações Unidas (ONU) – Agenda 2030.

A reunião contou com a presença do prefeito de Cujubim, João Becker; da secretária de Meio Ambiente, Genice Reis; do secretário de Agricultura, Sérgio Bonassi; do secretário de Obras, Clovis Amaro;  chefe de Gabinete, Valceni Doré; técnico em Agricultura, Janderson Cechinel, do membro do grupo gestor do projeto e gerente regional da Sedam de Ji-Paraná, Hermerson J. S. Alvarenga; e da Gestora Ambiental da Sedam de Ji-Paraná e coordenadora do projeto, Fernanda Dutra da Silva.

Aos leitores, ler com atenção Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
- Advertisement -
Related News