domingo, novembro 17, 2024
Home Brasil Sedam terá de apresentar plano de ação de proteção do meio ambiente

Sedam terá de apresentar plano de ação de proteção do meio ambiente

TAG pode resultar em ação do Estado em desocupação de áreas de reservas em Rondônia

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam)  terá de apresentar, em um prazo de 60 dias, ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Ministério Público (MPRO) e Tribunal de Justiça (TJ-RO), um plano de ação para proteção do meio ambiente.

O plano de ação reúne 44 obrigações a serem cumpridas conforme Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) firmado com os órgãos envolvidos.

O TAG foi firmado no último dia 10 de junho, mas só foi publicado no Diário Oficial do TCERO na última quarta-feira (04.09), dia em que o Inmet emitiu alerta laranja de perigo para baixa qualidade do ar em Rondônia.

Entre as ações principais medidas de urgências que precisam ser executadas pela Sedam estão:

  • Dar cumprimento ao plano de ação apresentado a este Tribunal de Contas relacionando às unidades de conservação;
  • Cadastrar, no prazo de até 180 dias, todas as Unidades de Conservação no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC);
  • Garantir que em até 3 anos o setor produtivo do Esta de Rondônia, no que toca às pastas em questão, disponha os meios necessários para que seus produtos tenham garantida a certificação de origem ecologicamente sustentável, permitindo a exploração de mercados mais restritos;
  • Tomar conhecimento das situações de vulnerabilidades em relação às áreas protegidas estaduais; bem como adotar as providências cabíveis para solução, conforme apontado nos relatórios de auditorias operacionais realizadas pelo TCE-RO e CGE-RO (processos nº 3099/2013 e 1835/TCE-RO);
  • Promover a inserção de todas as 49 Unidades de Conservação existentes no Estado no sistema de gestão fundiária – SIGEF;
  • Verificar a existência de áreas de conservação passíveis de exploração econômica a fim de definir as atribuições, competência e responsabilidades relativas e essas atividades;
  • Firmar parceria interinstitucional entre Sedam, Sepat, TCE-RO e MPE/RO para o estabelecimento de acordo visando maior celeridade e efetividade nas ações voltadas à prevenção e repreensão de atos atentatórios ao meio ambiente, incluindo-se ai ações voltadas à desocupação de unidades de conservação.
  • Aferir a aderência dos critérios de licenciamento ambiental aplicados pela Sedam às diretrizes do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico/RO e ao Macrozoneamento da Amazônia Legal, considerando o Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES) e os critérios de priorização das ações.
  • Incluir na próxima Programação Anual de Fiscalização os Projetos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) em curso no Estado de Rondônia que envolvam UC.

Segundo o TAG, as medidas visam proteção do meio ambiente e dos recursos naturais, de forma a evitar o seu esgotamento e manter o equilíbrio ecológico bem como garantir a qualidade de vida sustentável. O documento é assinado pelo conselheiro Francisco Carvalho.

Fonte: Redação Valor&MercadoRO

Aos leitores, ler com atenção Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
- Advertisement -
Related News