domingo, novembro 17, 2024
Home Brasil Ações de desocupação de áreas de reservas em Rondônia devem ter maior...

Ações de desocupação de áreas de reservas em Rondônia devem ter maior celeridade pela Sedam


A Superintendência de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) deverá firmar parceria com Ministério Público Estadual (MPE-RO), Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) e SEPAT visando maior efetividade nas ações voltadas à prevenção e repreensão de ato atentatórios ao meio ambiente, incluindo-se ações voltadas à desocupação de unidades de conservação.
As ações fazem parte de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) firmado no último dia 10 e junho pelo TCE-RO com a Sedam. O que também tem chamado a atenção da SEDAM, foi o aumento de focos de incêndio que vem ganhando maior dimensão em unidades de conservação do Estado.
Segundo o Superintendente do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renovável (Ibama) em Rondônia,  Cesar Luiz da Silva, essas regiões estão contribuindo para o avanço da fumaça no Estado. “Estamos no epicentro dos focos de calor. Todas essas regiões onde estão concentrados focos de incêndios são áreas de reserva, conflitos e que foram alvos de invasões”, disse.
De acordo Cesar Luiz da Silva, as áreas de reserva Soldado da Borracha, localizado entre Cujubim e Porto Velho, o Parque Estadual de Guajará-Mirim e a região Jaquirana, no entono da reserva Jacundá, estão concentrados os maiores focos de incêndio, o que pode ser um reflexo do alto nível de desmatamento por parte dos assentados na área que poderá a qualquer momento ter ordem do Estado para a desocupação
Essas entidades estão estudando os meios mais pacifico para essa ação de medida de desocupação, por isso estão levantando um estudo para a ação, uma vez que já pode se dizer que já foi emitido um alerta para o Estado de Rondônia, onde o Estado não poderá ser omisso quanto a celeridade da ação.

 

Aos leitores, ler com atenção Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
- Advertisement -
Related News